21 de abr de 2011

Arezzo - Pele, mania?

   Bem, eu nem ia tocar no assunto, mas achei importantíssimo fazer esse post.
   Nas últimas semanas a marca Arezzo lançou sua nova coleção Pelemania, você já deve ter ouvido falar. O único problema é que foi confeccionada com pele de animais exóticos (como declarou o diretor da marca), mais especificamente com pele de raposas.
   Em tempos de preservação ambiental, protestos vegetarianos e defesa dos animais, a Arezzo ousou, para alguns de forma errada (para mim também). Enfim, a venda dos produtos deu o que falar e a marca sofreu um boicote em massa nas redes sociais como twitter e facebook. E quem quis garantir o seu scarpim peludo teve que correr, pois "em respeito aos consumidores" todos os itens foram recolhidos das lojas.
  

 


   A empresa declarou que se trata de uma tendência do outono/inverno 2011 e que não é exclusividade da marca, a intenção da Arezzo seria levar aos seus clientes o que há de mais moderno em termos de tendência.  Na minha opinião, com a tecnologia de hoje, uma coleção tão bonita não precisava ser criada às custas da morte de animais. E acima da moda, fica a responsabilidade socio-ambiental e o respeito pela vida. A moda hoje, tende a ser consciente e adaptada a nova visão de mundo, que não deixa espaço para esse tipo de crueldade. Muito me surpreende esses estilistas que em muitas coleções empregam o uso de materiais orgânicos em favor da natureza e agora cedem à esse tipo de "tendência".
   O lado bom dessa história é o quanto ficou evidente a vontade do consumidor e a importância da opinião pública, mesmo quando questiona o nome de uma grande marca como a Arezzo. Isso quer dizer que mesmo envolvidos pela moda e o consumismo que tanto adoramos, ainda há espaço para levantar questões como a ética. Fashionistas sim, alienados não.

"Prezados consumidores,

A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios.
Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas - devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.
Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa.
Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.
E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.
Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.

Atenciosamente,

Equipe Arezzo"



Pra encerrar fica a seguinte frase publicada no site da grife sobre a coleção pelemania:  "Hit glamuroso da temporada. Não pode faltar no guarda-roupa da fashionista". 

No meu guarda-roupa pode faltar sim e no seu?
Ana Leal
Ana Leal

Gosto de muitas coisas, e cada coisa que compartilho aqui são para, na verdade, guardar coisas que me fazem bem.

5 comentários:

  1. creeeedo, tô fora, nem pensar mesmo.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Isso foi um absurdo, já coloquei a boca no trombone até cansar, e depois dessa não comprarei nada da Arezzo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. No meu pode ficar fora com certeza! Uma fashionista que se preze é consciente e não usa peles verdadeiras!!!
    To com um post prontinho sobre isso pra amanhã também...
    Apesar de tudo fiquei feliz com a atitude deles, de tirarem as peças à venda, esperamos agora que eles revertam o dinheiro do que já foi vendido para alguma instituição, né?

    beijinhos
    parabéns pelo post!
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma fashionista de verdade tem consciencia de não usar peles de verdade.
    A Arezzo achou que tirando os produtos da Pelemania das lojas ia resolver o problema. Tiranda os produtos das lojas não vai trazer os bichinhos de volta a vida.
    Não gosto mais da Arezzo :(

    ResponderExcluir
  5. nossa que horror
    eu pensei que não faziam mais isso
    que agora só vendiam fake fur
    fiquei triste agora
    como podem matar um bichinho tão lindo desses?

    http://vanillajuicee.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente nesse post! Não se preocupe, visito todos os blogs que deixarem o link aqui :)