19 de jun de 2011

Arte Popular Brasileira!

   
    Até o dia 26 de Julho, Brasília contará com a maior exposição de arte popular já feita em nosso país. A exposição homenageia o Mestre Vitalino, um artesão que gostava de retratar a cultura, folclore, o dia-a-dia do povo nordestino e outros artistas de várias partes do Brasil. É engraçado pois temos a impressão de estar vendo uma coletânia de artesanatos, mas na verdade, as obras ganham identidade verdadeiramente artística por você conseguir enxergar uma realidade por trás daqueles bonecos e cenas.

   Eu poderia ficar falando e falando sobre o que eu vi lá pois é muito interessante. Quando visitei a exposição, era uma quinta-feira, eu lá, super forever alone, como sempre, entrei de supetão no museu e comecei a ler tudo. Uma moça chegou perto de mim, ai eu dei a entender que seria ótimo ela me acompanhar na exposição. Aí ela ia comentando sobre as obras, os processos usados ...só pra mim! Depois que saí de lá, eu ri muito, é claro! Eu  sou uma aspirante a qualquer coisa e a moça foi super legal comigo. Bom, a moral da historia é que a galerinha que trabalha lá me pareceu estarem preparados para te levar a perceber a grande sensibilidade artística daqueles que, provavelmente, nunca frequentaram uma escola de artes, mas tem uma sensibilidade artística admirável!

  Então para você que é de Brasilia ou dará uma passadinha por aqui, está aí a dica. Absorver cultura nunca é demais! As obras fazem parte do acervo do Museu do Pontal, que fica em São Paulo. Dêem uma olhadinha nos links abaixo! :)
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/05/brasilia-recebe-maior-mostra-de-arte-popular-ja-feita-no-pais.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=instituicoes_texto&cd_verbete=5593
Ester Sabino
Ester Sabino

Gosto de muitas coisas, e cada coisa que compartilho aqui são para, na verdade, guardar coisas que me fazem bem.

5 comentários:

  1. ta i uma boa ideia se o povo topar sinboraaaa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. que peças lindas! pena que nao sou das redondezas...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pena que não moro em Brasília!!!
    Bjs e boa semana!
    http://vestindocorderosa.blogspot.com
    Se quiser seguir no twitter é @sarahreinert

    ResponderExcluir
  4. entee, que legal!
    mas tbm não moro em Brasília :/
    beijoos!

    ResponderExcluir

Comente nesse post! Não se preocupe, visito todos os blogs que deixarem o link aqui :)