17 de nov de 2011

Personalidade, bom senso, coerência e criatividade!


Cada lugar se apropria da moda de maneira diferente. Essas maneiras condizem com fatores culturais e étnicos, por exemplo. Começo esse post com esse argumento para conversarmos sobre as inspirações gringas que tanto "amamos" nesse quesito moda.

É inevitável negar a influência que o brasileiro recebe do exterior. Aliás, arrisco dizer que o que pesa mais nessa questão da influência de outros países é o próprio brasileiro ir atrás de inspiração lá do que sermos meros humanos passivos.

A facilidade de se fazer um blog, aliado ao crescente interesse pela moda e a democratização (ou o certo seria dizer pseudo-democratização?) da moda fez com que fosse criado milhares de blog voltados a esses assuntos que buscam um "um lugar ao sol", parecido com o conquistado por algumas blogueiras tupiniquins que, inevitavelmente e lamentavelmente, se inspiraram em blogueiras gringas. Que mal tem isso? Nenhum se o que ela faz é coerente, sensato e de personalidade.

Em contrapartida desse turbilhão de blogs, claro que iria surgir as correntes contra esses ascendentes tipos de blogs. Daí surgiu campanhas do tipo "volta mundo blogueiro", perfis no twitter de gongação como o @tiposdeblogueiras e @blogueirashame. Acho digno a proposta de todos, mas não concordo com a postura de alguns desses. Não vou entrar nesse assunto, até porque não é o foco do post. A conclusão que quero tirar a partir da citação desses blogs e twitters é a necessidade que alguns viram de "denunciar" o que acontece nesses blogs de moda.

Na minha opinião, o que acontece é a crescente necessidade de aparecer das pessoas. Mostrar a bunda (com todo o respeito) na TV já não é mais o jeito mais fácil de virar uma sub-celebridade. Fazer um blog, falar de maquiagem, fazer videos é mais fácil, não é mesmo? E a personalidade, bom senso e coerência, onde fica?

A conclusão que quero chegar com esse tipo de post é bem utópico, mas acredito que é de utopias que os grandes feitos foram feitos! Mais vale pra mim uma menina mostrar o "look do dia" simples, fast fashion total e junto com esse tipo de tag vir uma proposta de mostrar o eu, aceitação pessoal e compartilhamento que desfilar o super look do dia todo montado na grife e se mostrar uma pessoa arrogante, sem personalidade, que usa esse tipo de tag para se promover, se sentir uma it girl e servir de inspiração (e ter "certeza" disso, falando como se todos devessem usar o que ela usa ou como se todos quisessem ver o que ela está vestindo, pois se não a pessoa não dorme a noite!). Sempre digo que quem é referência não precisa se esforçar pra provar isso para os outros.

O pior de toda essa história, é a falta de criatividade das pessoas para buscarem ser referência. Do mesmo jeito que a gringa riquinha faz, a riquinha tupiniquim faz e as outras tupiniquins imitam essa primeira tupiniquim por não conhecer a gringa, entende? Com isso, acabamos vendo centenas de blogs com conteúdos iguais, com a mesma proposta, com a mesma cor, com o mesmo gosto. E poucos conseguem se tocar disso. Poucos conseguem perceber que estão sendo feitos de trouxa por dar ibope a pessoas que não merecem.

Então, reforço mais uma vez: SENSATEZ, COERÊNCIA, CRIATIVIDADE E PERSONALIDADE. Sempre caímos, muitas vezes sem perceber, nas modinhas que nos cerca, é inevitável. Mas só depende de você buscar merecer as visitas e seguidores que tem por ter conteúdo. Volto mais uma vez no mérito do post coerência na sua moda (gente, me orgulho tanto de ter escrito esse post! hihihihi). NEM TUDO QUE AS IT BLOGUEIRAS VESTEM É BONITO. Não é mais bonito nela porque é rica ou loira, ou magra. Acontece que não cabe a elas ditarem moda e dizer o que é certo ou errado. Você deve ser capaz de decidir isso e com personalidade o suficiente para ir no blog da tal e dizer: pô gats, essa saia transparente com essa blusa de paetês prateados com essa bolsa de cobra com essa plataforma azul e esse turbante verde não ficou bom!


Reflita, ok?  :)
Ester Sabino
Ester Sabino

Gosto de muitas coisas, e cada coisa que compartilho aqui são para, na verdade, guardar coisas que me fazem bem.

24 comentários:

  1. Arrasou gata, que desebafo hein!!!
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gosto de estar sempre ligada nas tendências, mas utilizo isso apenas como inspiração, sempre uso o que gosto, não podemos também sair usando qualquer coisa que vemos as its usando né, e dependendo da ocasião então nem combina né. Amei o blog, seguindo.
    Beijinhos!! Fique com Deus!!
    http://loselles.blogspot.com/
    http://naosecompara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ester, boa noite
    Parabéns pelo post. Você escreve muito bem e sabe chegar onde quer.
    Parabéns msm!!

    Qt ao comment lá no blog, eu prefiro por os tomates depois para que eles não sumam no cozimento. Gosto de senti-lo fresquinho, já que o tempo do pastel ao fogo é bem rápido e não dá tmpo de desfazer o tomate, entende?
    E eu gostei da idéia do queijo. Acho que vai ficar bem gostoso!!

    Muito obrigada pela visita!!

    bjOO

    Breshopping da Dany
    http://www.brechodanylins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ola, adorei seu post e seu blog e estou te seguindo...vou adorar se vc me visitar e tb me seguir!!!! bjkss

    http://mustto/blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post!
    Eu penso exatamente assim, sabia? tem coisas de blogueiras ypes que eu não gosto, looks que acho sem graça ou muito over! não costumo comentar muito em blogs de looks, mas os looks que gosto, inclusive salvo como inspiração e ocasionalmente posto no blog! mas é claro que é o meu olhar crítico, gosto e bom senso, né?!
    super concordo com você nessa parte de que não basta ter o look do dia, precisa de muito mais para se tornar referência!
    beijoos, querida!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com você xuxu! :)
    Beijinhos!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ótimo texto.

    beijooos
    www.idfashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Um dos melhores textos que li até agora. Concordo com cada ponto e cada vírgula dele. Tá super certa e eu vivi isso na pele. há uns meses atrás fui a uma festa de um blog super conhecido aqui em Florianópolis, no qual a menina era super querida cmg em todas as redes sociais e falava que não dispensava minha presença nessa tal festa etc.. Chegando lá o que acontece? Conheço uma das piores pessoas que poderia imaginar conhecer um dia. Pensa na pessoa que se acha a MELHOR DESIGNER DE MODA DO PLANETA (coisa que ela nem é) e a mais arrogante possível? É ela. Depois desse dia fiquei desacreditada no mundo da blogosfera, mas aí pensei: Nem só de arrogantes e hipócritas vive o mundo. Como faço Psicologia tem lhe dar com isso da melhor maneira possível,acreditado qua cada um tem a sua subjetividade portanto há sim muitas diferenças entre cada indivíduo. E é como você mesma disse, cabe a nós decidirmos o que é melhor para nós vestirmos ou não. Cabe a nós decidirmos como vamos agir diante de tal situação ou não. É totalmente sem nexo essa coisa de que TEMOS QUE SEGUIR A MODA, TEMOS QUE SEGUIR A TENDÊNCIA QUE A BLOGUEIRA TÁ IMPONDO. Afinal, na blogosfera ninguém tem que impor nada e sim mostrar o que gosta e se aquilo pode estar de acordo com cada gosto de cada leitora.]

    Desculpa o desabafo mas tudo isso é FATO. nÃO TEM COMO NEGAR ;)

    Amei o post viu ;** beijão

    Blog Em Voga

    ResponderExcluir
  9. Que desabafo , heim ? Concordo plenamente com você, cada dia as pessoas estão perdendo a sua personalidade e adotando uma personalidade que não é da sua essência.

    http://cmcradar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei, comentei hoje com uns amigos, que moda é inovar com sensatez, e acho que caiu super bem no que vc disse!
    Um beijo, Stephanie Fabris.
    www.andardamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. mulhé adorei seu blog e com certeza já estou seguindo :) amei esse post e assino em baixo de tudo q dissesses...

    bjaummm
    cris

    http://mulheressuperestilosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. concordo com vc! as vezes um post simples como 'look do dia' eh bem melhor do que qualquer extravagancia!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. eu acho que o look do dia é legal, válido, serve pra inspirar, mas acho sinceramente que tem que ter um bom senso incrível pra criar uma tag dessa num blog... fotos de má qualidade, combinações muito esquisitas e desnecessárias não justificam nada!
    adorei esse post, você levantou uma questão bem legal pra pensarmos e discutirmos...

    beijos
    http://brilhodealuguel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente em tudo que você diz. As vezes a menina não gosta de uma tendência x, mas só por que uma it blogueira está usando sente-se na necessidade de usar também.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. não sou it.. mas sou loirae magra.. poxa é crime? rs
    brincadeirinha flor..
    eu sou total acordo, eu não visto a moda quando está na moda.. mas sempre falo no blog que acho q é coisa de aquariana.. odeio as tais saias longas transparentes em baixo, odeio o color block.. melhor parar ou vou ficar falando muita coisa que odeio rs.. enfim.. não uso nada que eu não goste só porque alguem que outro alguem considera it está usando.. até porque a maioria das blogueiras consideradas it por ai, não são inspirações pra mim rs. kisses

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do post. Disse tudo!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  17. Personalidade e criatividade sempre para se destacar! :)

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ester. Amei seu blog, com certeza estarei sempre por aqui. Beijos ~.~

    http://diariodocoquefrouxo.blogspot.com

    @MissJota

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo comentário no meu blog.
    O seu tá ótimo, já estou seguindo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu post, concordo como você.
    bjs
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  21. Pois é, guria... Complicado... Mas acho que a "seleção natural" se encarrega do lixo na blogosfera, sei lá... Eu mesma, busco absorver apenas oque acho coerente e pronto, sabe?! E mostro oque curto.
    Adorei teu texto, polêmico... =)

    Bjão!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nooossa, tá filosófica hoje, hein?!
    Assino embaixo de tudo o que tu falou... as ditas "it blogueiras" podem vomitar o que quiserem em cima da gente, cabe a nós aceitarmos ou não.

    E também acho digna a proposta dos blogs denunciarem algumas coisas, mas da pra manifestar a nossa opinião sem agredir o próximo, não dá?!

    beijinhos querida
    ótima semana!
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  23. Uau que inspiração rs .. verdadeira!
    Obrigada pela visita e pelo carinho no meu cantinho viu, amei :D
    Apareça sempre!!
    Beijos grandes,


    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Bem o que vc disse é verdade , cada um usa o que gosta e se sente bem , as dicas estam ae para ajudar , mais nem sempre temos que seguir a risca! http://sempremafra.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente nesse post! Não se preocupe, visito todos os blogs que deixarem o link aqui :)