8 de abr de 2012

Desenhando com Tecido e desfile.

 Prometi que contaria com mais detalhe sobre a "Aventura Park Fashion" e aqui estou (claro, né?). Foi uma"aventura" tão emocionante como no ano passado e, eu diria, que abriu meus olhos e abalou meu coração. <3

Consegui uma vaguinha no workshop da estilista Helena Pimenta de ultima hora. E, eu diria, que foi o único evento que eu participei, pois desta vez não fui a nenhum desfile.

O tema do workshop era "desenhando com tecido". Esse desenhar com tecido valoriza a experimentação e ousadia. A estilista utilizou de várias referências, principalmente de artistas plásticos para guiar a conversa do workshop, até nos levar a nos tornarmos "as artistas". Ela citou Yves Klein, Lygia Clark, Rafa Dejota, Helio Oiticica, Yohji Yamamoto, Leda Catunda como possíveis referências para, a partir daí ,criar uma possível roupa, ou qualquer outra coisa, levando em conta a possibilidade de criar sensações para quem usa e/ou vê e aprendermos a não ter medo de experimentar.


Essas duas palavras- sensação e experimentação- foram as grandes tags do workshop e do meu aprendizado. Mais vale exagerar para depois "enxugar" do que ter medo logo de cara.

Criatividade exige ousadia e eu não sei vocês, mas ao passar do tempo, o acumulo de informações acabou "abortando" certas propriedades da minha criatividade.

Com todas essas referências e reflexões as participantes foram desafiadas a criar uma roupa. Essa parte prática foi muito bacana. Misturou gente que não entende de moda com estudantes de moda e estilistas , todas costurando, amarrando, cortando tecidos. O mais legal era ver leigos no assunto e gente que já está no caminho com a mesmas angústias e incertezas se conseguiríamos colocar realmente em prática o que aprendemos ou, se ao menos, conseguiríamos tornar "vestível" (?) um pedaço de tecido que tínhamos em casa..... tudo isso em + ou - 5 horas.


O Workshop aconteceu durante 3 dias. Na metade do 2º dia começamos a tentar dar forma aos tecidos, mas foi no 3º dia que tudo aconteceu!!!!!!

No meio do shopping, na praça central ficamos de 10h às 19h costurando freneticamente no restinho da passarela que havia sido usada nos desfiles. Depois de uma pausa rápida para o almoço, fomos para o backstage vestir as modelos.


A modelo que desfilou com a minha criação foi a Ana Herrera, super linda e prossional. Quando a Helena falou "vamos vestir a sua roupa"a modelo já tinha praticamente se despido, tudo na maior naturalidade e paciência (e eu fingindo que acho tudo natural, até porque essas aulas de desenho com modelo vivo...).. Eu nem havia terminado minha roupa e fiquei virando e desvirando para descobrir uma forma para o dito cujo ficar interessante.

 Depois de prontas, as meninas foram tirar fotos e desfilar.... pelo shopping! Elas andaram o shopping inteirinho"! E nós atrás! Foi muito doido!
Todas as fotos desse post foram tiradas por mim. Você pode ver mais fotos do desfile e dos outros eventos aqui e aqui!
Ester Sabino
Ester Sabino

Gosto de muitas coisas, e cada coisa que compartilho aqui são para, na verdade, guardar coisas que me fazem bem.

6 comentários:

  1. Que máximo, Ester!!! Te desejo todo sucesso do mundo, viu?! bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal, deve ter sido incrível a experiência. O bom é que já expuseram no shopping, o pessoal pode acompanhar o trabalho.

    Parabéns!
    Beijos
    http://www.brilhodealuguel.com/

    ResponderExcluir
  3. Que chic!! Deve ter sido otimo o workshopp :)
    bjokas

    http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido ótimo essa experiência. Muito sucesso para você.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. Adorei as peças
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  6. nossa, achei muitooo legal esse workshop!
    de colocar a mão na massa mesmo, hein?!
    ficou lindo seu look!
    beijos!

    ResponderExcluir

Comente nesse post! Não se preocupe, visito todos os blogs que deixarem o link aqui :)