30 de jul de 2012

Comic Sans é a melhor fonte do mundo...

É óbvio que eu ganhei algumas "manias de designers" ao entrar na universidade. A primeira coisa que aprendi foi a praticar bullying com a fonte Comis Sans.

De acordo com a wikipédia, "Comic Sans MS é uma tipografia digital da Microsoft Corporation desenhada para imitar as letras de uma comic para situações informais", ou seja, é uma fonte informal da Microsoft - logicamente já vem de fábrica no nosso computador windows, 0800 (a partir do windows 95)- que foi criada depois que Vincent Connare viu a fonte Times New Roman sendo usada em um balão animado. Então se inspirou nas fontes dos quadrinhos de HQ para criar a Comis Sans.

Não vou entrar em detalhes de toda essas histórias tipográficas, mas para fazer um resumão para os leigos sobre o assunto, claro que deve se considerar o gosto pessoal de casa um, mas fontes são criadas, por exemplo, para que a leitura se torne menos cansativa ou para que funcione em qualquer dimensão (tanto em um planfeto quanto em um outdoor). Fontes podem ser meramente decorativas, podem passar uma mensagem mais séria ou informal. Experimente escrever o nome de uma loja de brinquedo com a dita fonte Times New Roman. 

Mas todo o problema com Comics Sans é a sua proliferação errônea,quando passou a ser usada em documentos formais. Connare criou a fonte para ser usada no computador e para substituir a serifada e formal fonte que estava sendo usada nos balões (encontrei 2 informações sobre esses tais balões e a causa da criação da fonte: aqueles de help {do word, por exemplo} e para um programa infantil).

Campanahs e campanhas foram criadas para banir a fonte do universo. De fato, alguns ~bobões~ a usam por acha-la bonitinha e pior: usam em documentos!!! Essa é a lição do dia, xuxus! Comics Sans é uma fonte informal (e livremente zuada dentre os "entendedores" de tipografia).

Todo esse meu blábláblá é só para compartilhar esse vídeo ilário e irônico sobre a dita cuja.



Já estou baixando a playlist deles! hahahaha


Ester Sabino
Ester Sabino

Gosto de muitas coisas, e cada coisa que compartilho aqui são para, na verdade, guardar coisas que me fazem bem.

6 comentários:

  1. hahuahuahuhuauhaha! li seu post inteiro e ri muitooooo! gentee, eu ta´mbém odeiooo essa fonte! acho tãooo infantil e informal!
    adorei o vídeo!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho eterno pavor de comic sans hahahaha
    Adorei o post :)

    bjãooo

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii amiga,

    Ahhh será q só eu tô nadando contra a maré ?
    Adoro Comic, é a fonte principal de meu blog kkkkkkkk... Amiga eu sou louca ou ñ sou inteligente ? kkkkkkkkkkk + gosto é que nem aquilo né ????? Bjuix amada.

    Anna Cláudia
    www.salaodaannadias,blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ester!
    Poxa, ainda fazem bullyng contra a pobre da Comic Sans? Tadinha! rsrs Na minha época de faculdade ela tb já era zuada. Existem fonts pra tudo nessa vida, o erro na hora de usar é que é o problema. hehe

    Gata, obrigada pelo apoio no post sobre a minha mãe. Só não estou surtando pq desabafo no blog e recebo muito carinho e bons conselhos. ^^

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. hahaha Ri demais com essa música! Muito divertido :D

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi muitos trabalhos com essa fonte ridícula. Não entendo como as pessoas não têm maturidade para entender que essa fonte não é para ser usada em qualquer documento - na minha opinião, ela não deveria ser usada em lugar nenhum kkkkkkkkkkkk
    Beijos;1

    ResponderExcluir

Comente nesse post! Não se preocupe, visito todos os blogs que deixarem o link aqui :)