25 de mar de 2013

Campanha conta estereótipos



 De primeira me pareceu um tanto sexual. Meu péssimo ingles não ajuda muito, mas logo que eu dei de cara com o "I am the future", me rendi a querer saber do que se tratava.

Não era do meu costume entrar ou instigar discussões/reflexões acerca da 'condição racial' das pessoas. Eu realmente tenho preguiça dessas coisas, porque são raras as vezes que se consegue ter uma exposição de opiniões de forma eficiente e que não cause um raivinha no final, ainda mais quando é online. Mas nessas semanas me peguei comentando uma foto de uma "amiga virtual" em relação a cotas nas universidades e escrevendo um post deixando claro a minha perplexidade com a ideia de girico de um estilista brasileiro. Sem contar os vários twittes de reclamações e exposições que eu sou mestra em fazer, né? hahaha

O meu objetivo com tudo isso é apenas lembrar as pessoas que, infelizmente, o pre-conceito tá aí, dando tapa na cara dos mais evoluídos todos os dias. Uma vez eu até ia postar em resposta um tanto de compartilhamentos que eu vi na minha TL: eu amo os meus amigos negros. Eu postaria, com uma foto de uma linda menina loira dos olhos azuis:"eu amo meus amigos loiros". Que sentido faz eu postar isso aleatoriamente? Precisa dizer ao mundo a condição que amor que se dá as pessoas? Eu sei que ninguém dos que compartilharam fizeram por mal, mas é desagradável alguém vir e postar na sua TL um gif que diz que ele ama os seus amigos negros. Faz sentido eu postar para um amigo "eu amo meus amigos que usam óculos" ?!?!

Lidar com alguém negra, caucasiana, morena, deve ser algo indiferente. O que deve ser notado é que a pessoa fala bem, tem um sorriso bonito, é simpática ou que gosta de um cantor que eu detesto. Essa campanha vem com o intuito de para chamar a atenção para as questões da ignorância, preconceito, racismo e estereótipos globais que tem sido impressos em negros americanos.

"É um movimento para levar os outros a entenderem que o mundo seria um lugar melhor se pudéssemos apagar o ÓDIO! A nudez foi implementada para demonstrar a realidade crua desses problemas ... por isso, se você ficou desconfortável ao ver isso ... ÓTIMO ... talvez você esteja sendo desafiado a tomar uma posição contra estas injustiças. "

Essa campanha, aqui no Brasil, daria pra abranger tanta coisa, tanta gente, tantos tipos. Mas aí eu já acho que parte do bom senso (que infelizmente falta pra tanta gente! cricri). Esse assunto gera uma boa discussão...

Fonte: http://noire3000studios.wordpress.com
Ester Sabino
Ester Sabino

Gosto de muitas coisas, e cada coisa que compartilho aqui são para, na verdade, guardar coisas que me fazem bem.

Um comentário:

  1. Eu fico atordoada quando vejo esse tipo de comentário Amo meu amigos negros, nada a ver. O certo seria: Amo meus amigos! E ponto. Eu me pergunto o porque disso.
    Não gostei nada do cabelo bombril do desfile, aff, é cada uma que eu vejo.

    bjOos

    ResponderExcluir

Comente nesse post! Não se preocupe, visito todos os blogs que deixarem o link aqui :)